diabetes

Tratamento Nefropatia Diabética - Fisiopatologia e Sintomas

Diversos são os problemas de saúde possíveis decorrentes da diabetes, por isso ela é uma doença que necessita de muitos cuidados. Um dos agravantes que o portador de diabetes pode ter, principalmente se o tipo da diabete for Melittus Tipo 1, é a chamada nefropatia diabética. Essa doença traduz-se em problemas nos vasos sanguíneos do rim e a consequente excreção de proteínas através da urina.

O rim é o órgão incumbido de filtrar as substâncias do corpo, excretando, através da urina, as que não serão aproveitadas, como por exemplo, as toxinas. O trabalho do rim é extremamente importante para a manutenção da saúde do corpo e, dessa forma, é preciso ficar atento alguns fatores que podem indicar a ocorrência de nefropatia diabética, que prejudica a filtragem realizada pelo rim.

Nefropatia Diabética Sintomas

É importante notar as características da urina, uma vez que a presença de espuma pode indicar que algotratamento nefropatia diabetica não vai bem no funcionamento do rim. Outro sintoma que tende a ocorrer no começo da doença é a pressão arterial elevada. Esse é um perigoso quadro e que precisa ser monitorado, já que pode facilitar o desenvolvimento de uma insuficiência renal avançada.

Outra maneira de constatar o surgimento da nefropatia diabética é realizar um exame de urina chamado microalbuminúria. A albumina é uma substância que está naturalmente presente em nosso corpo. No entanto, no caso de nefropatia diabética pode ser que haja um pouco dessa substância na urina. Se a doença estiver em estágio mais avançado, poderá ser encontrada também na proteína da urina, ureia e creatinina no sangue. Esses resultados evidenciam a nefropatia.

Nefropatia Diabética Tratamento

Depois de obtido o diagnóstico, o tratamento é fundamentado no controle da diabetes, do colesterol, do peso e da pressão arterial. Ademais o uso de medicamentos que impeçam o avanço da nefropatia diabética. Quanto antes for constatado o diagnóstico, maior será a chance de êxito na redução do problema. No entanto, o melhor é a prevenção do surgimento da doença do que ter que cuidar e tratar depois de desenvolvida.

nefropatia diabéticaA prevenção da nefropatia diabética é realizada através do cuidado e atenção a glicose, mantendo-a em níveis adequados e essa manutenção acontece através do uso de medicamentos, como insulina, e também da alimentação indicada pelo médico especialista em diabetes. É crucial seguir à risca as orientações médicas.

Infelizmente, pode ser que a função renal fique muito comprometida, o que deixa mais difícil o tratamento. Nesses casos, é necessário recorrer a um método bastante difundido: a hemodiálise. Esse tratamento se tradez no uso de um aparelho que faz o papel do rim: ela remove o sangue, filtra-o, eliminam-se as impurezas e ele é reposto limpo ao organismo. Em casos extremos, um caminho viável é a execução de um transplante de rim.

É muito importante deixar claro que a prevenção e o tratamento precoce são cruciais. Sendo assim, os portadores de diabetes, especialmente a Melittus Tipo 1, precisam ter acompanhamento médico constante e e não negligenciar os cuidados com a alimentação e com os medicamentos, para prevenir o aparecimento dessa doença extremamente complicada.

Diabetes Nunca Mais!

Receba gratuitamente no Facebook o mini-curso que livrará você da diabetes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Causas e Sintomas de Diabetes Gestacional – Como Tratar e Controlar
É comum a diabetes gestacional se desenvolver próximo ao 3º
Causas e Sintomas da Diabetes Emocional
A medicina já reconheceu o fator emocional como gatilho da
Tratamento e Sintomas do Diabetes Mellitus
A diabetes mellitus é uma doença causada pelo excesso de glicose no

Pin It on Pinterest

Share This