Antes de ser constatado o diabetes, ocorre uma situação que é conhecida como pré-diabetes. Ela deve servir como um alerta a fim de que se evite o desenvolvimento da doença.
Para obter o diagnóstico da pré diabetes é necessário realizar exame de sangue. É extremamente simples e possibilita que os níveis de glicose no sangue seja avaliado quando o paciente ainda está em jejum e obtido o diagnóstico.
Se a pessoa está na pré-diabetes significa que a glicose não está sendo aproveitada adequadamente, além disso, o que não está sendo utilizado está se acumulando no sangue. Porém, isso ainda não caracteriza o diabetes. Para que o indivíduo seja considerado pré-diabético é necessário que os valores de glicemia em jejum estejam oscilando entre 100 e 125 mg/dl.
Para ser diagnosticado como diabético esse valor tem que estar acima dos 126 mg/dl.
Se a pessoa demonstra aumento nos valores da glicose no sangue e ainda apresenta um acúmulo de gordura na região do abdome a chance de se tornar diabético tipo 2 ou ter um infarto cresce consideravelmente.
Aqueles que possuem tendência genética e familiar, está acima do peso, não pratica atividades físicas e tem uma alimentação baseada em alimentos hipercalóricos precisam ficar alertas, pois são essas as possíveis razões do pré-diabetes.
O diabete tipo 2 é uma doença multifatorial causada por diversos fatores e isso também ocorre com a pré-diabetes.
Pré-Diabetes Tem Cura?
O diabetes em si não tem cura, porém, o pré-diabetes tem cura porque o nível de glicemia no sangue pode ser normalizado depois que o paciente começar a seguir um tratamento adequado e adota um estilo de vida saudável.
Os resultados são ainda melhores quando o paciente além de controlar a glicemia, adota a pratica regular de exercícios físicos.
Assisa abaixo o vídeo sobre a reportagem do Programa Domingo Espetacular que revela como pacientes estão revertendo a doença naturalmente:
Depois de seguir essas recomendações é possível curar a pré-diabetes. Porém, depois do objetivo ser alcançado é muito importante manter esse novo estilo de vida saudável, para que os níveis de glicemia não tornem a se elevar.
Dieta para Pré-Diabetes
Caso o exame de glicose realizado em jejum diagnostique níveis com valores entre 100 mg/dl e 125 mg/dl e depois de uma refeição se eleve para algo entre 140 mg/dl e 199 mg/dl é considerado que esse indivíduo está pré-diabético.
Nesse momento é crucial não se assustar, mantenha a calma, pois esse quadro pode ser tranquilamente controlado revertido através de uma dieta par pré diabéticos.
O paciente que está pré-diabético não deve ingerir alimentos de alto índice glicêmico, fontes de carboidratos que são rapidamente absorvidos pelo organismo, como:
- Chocolate, biscoito, bolo (farinha branca em geral);
- Massas, mel e refrigerante.
Os alimentos que é bom evitar e não são aconselhados são:
- Castanha, banana, pão branco, batata, arroz;
- Caqui, manteiga, mamão papaia e enchidos.
Já os alimentos a seguir podem ser consumidos em uma dieta para pré diabéticos sem grandes problemas:
- Lentilhas, favas, ervilhas, grãos, feijão, macarrão;
- Frutas maduras, hortaliças, vegetais, carnes magras, peixe, pão integral.
Pode-se utilizar o azeite como tempero e os alimentos de cor verde-escuro, alaranjado ou vermelho são opções excelentes, já que são ricos em antioxidantes. No lanche recomenda-se que a opção seja de chás e uma fruta com índice glicêmico baixo.
É necessário evitar os bolachas, pães e café. Outra coisa importante é a pratica de exercícios físicos no mínimo 2 vezes na semana e não permanecer em jejum períodos maiores que 4 horas.
Nesse link você encontra uma lista dos melhores alimentos para consumir diariamente.
Tratamento para Pré-Diabetes
O tratamento para pré-diabetes é crucial para que ela não se desenvolva e vire diabetes. O primeiro ponto é controlando a alimentação com uma dieta para pré diabéticos. Estar sempre atento aos níveis de glicose, pressão arterial e praticar exercícios físicos regularmente como caminhar, por exemplo.
Na dieta para diabéticos devem ser adicionado alimentos ricos em fibras solúveis como a farinha de maracujá e deve-se consumir diariamente folhas na cor verde-escuro visto que são excelentes maneiras de se combater o açúcar em excesso no sangue.
Adotando essas estratégias será possível tratar a pré diabetes, evitar que o quadro progrida e a diabetes se desenvolva.
Em alguns casos o médico pode receitar medicamentos para o controle da glicemia no sangue como por exemplo, a Metformina cuja dose é ajustada de acordo com a necessidade.
Pacientes diagnosticados com pré-diabetes e que estão com sobrepeso devem perder em torno de 5% a 7% do peso corporal. Isso permitirá uma melhora metabólica extremamente importante.
O médico especialista em diabetes, Dr. Rocha, desenvolveu um tratamento inovador que mudou a vida de milhares de pacientes que buscavam o controle da diabetes. Faça a sua inscrição, é grátis!