É muito importante para o diabético estar atento a alimentação. Após o diagnóstico, faz-se necessário uma série de precauções e alguns alimentos devem ser evitados. Para ajudar nessa tarefa é muito útil ter sua lista de alimentos para diabéticos.
A maioria dos diabéticos sabe que deve evitar alimentos derivados do trigo (massas em geral) e alimentos que contenham açúcares. A grande maioria não sabe que também deve evitar alimentos integrais e lights.
Ao contrário do que se imagina, esses alimentos não contribuem em nada para manter a glicemia controlada (ainda pior no caso dos lights) e são mais caros. A industria alimentícia remove a gordura e em seu lugar coloca açúcares disfarçados com outros nomes para passarem desapercebidos, levando ao aumento da glicemia, o que como sabemos, é péssimo para alguém diabético.
Infelizmente, existem muitos profissionais desatualizados com os novos estudos a respeito do diabetes. Muitos quando montam uma lista de alimentos para diabéticos incluem produtos integrais e lights, isso está muito errado. Além de não resultar em melhoras gera um custo adicional para o paciente, visto que alimentos integrais e lights são mais caros que os tradicionais, como se os gastos com remédios já não fossem suficientemente altos.
Pesquisas indicam que no Brasil existem 13 milhões de diabéticos e para cada diabético diagnosticado, existe uma pessoa que tem o diabetes mas ainda não descobriu. São dados alarmantes.
Com o intuito de fornecer informações de qualidade para quem sofre desse mal, montamos uma lista de alimentos para diabéticos, nessa lista separamos 10 alimentos de excelente valor nutricional e baixo índice glicêmico, que são grandes aliados no controle do diabetes, em alguns casos, podem ajudar a reverter o quadro de diabetes.
Lista de Alimentos para Diabéticos
Óleo de Coco
De maneira geral, tanto a água de coco, como a copra (parte carnosa do coco) e o óleo de coco, são alimentos excelentes. O que torna o óleo de coco preferível é que sua concentração de nutrientes é maior que a dos outros dois alimentos.
Um estudo demonstrou que mulheres que consomem a água de um coco por dia, durante 28 dias, conseguem tratar infecções do trato urinário. Isso demonstra como o coco é um poderoso antibiótico, visto que das formas que encontramos o coco, a água de coco é a que apresenta mais baixa concentração de nutrientes.
O coco é rico em monolaurina, um ácido graxo de cadeia média que queima gordura, um termogênico natural muito potente. Outro ponto importante para os diabéticos é que além de nutritivo, contém diversas gorduras saudáveis que mantém o índice glicêmico controlado.
Nozes
Este fruto seco definitivamente deveria estar mais presente em nossa dieta. Rica em diversos minerais e vitaminas, apresentam diversos benefícios a saúde.
Também nos fornece quantidades significativas de antioxidantes, ajudam a reduzir o colesterol ruim e contêm propriedades que favorecem a boa circulação sanguínea e aumentam a produção de glóbulos vermelhos.
Castanha do Pará
Rica em gordura monoinsaturadas, a castanha do pará ainda atua como um poderoso antioxidante, favorecendo a circulação sanguínea.
Um ponto importante é o armazenamento, deve-se deixar longe do calor pois a castanha oxida e perde suas propriedades benéficas.
Abacate
O abacate é um dos melhores frutos encontrados na natureza. É rico em óleos monoinsaturados, que melhora os níveis de colesterol, reduzindo o colesterol LDL e aumentando o HDL, dessa forma reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Também é rico em omega 9, um óleo extremamente saudável para o cérebro e para manter o metabolismo acelerado, devido ao efeito termogênico.
Glutationa é um antioxidante poderoso que está presento no abacate. Você pode usa-lo todos os dias em suas refeições.
Carnes
A carne vermelha é rica em proteínas de alto valor biológico e gorduras de qualidade. Possui omega 3 e boa quantidade de vitaminas, por ser rica em nutrientes deixa o corpo saciado e nutrido. Ah, detalhe, a gordura saturada presente na carne não aumenta o colesterol, isso é um mito, como também não engorda.
Ovo
Um alimento completo. Perseguido pelo mito do aumento do colesterol, assim como a carne vermelha, tem sido deixado de lado pelos brasileiros. É um alimento nutritivo, com proteinas de alto valor biológico que darão a você sensação de saciedade. Isso ajuda tanto a perder peso, como a controlar os níveis de glicemia do sangue.
Banha de Porco
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os óleos vegetais (canola, soja, amendoas, etc) são prejudiciais a saúde e inflamam o corpo. Em sua produção a gordura vegetal é hidrogenada para aumentar seu prazo de validade e ficar mais tempo disponível nos supermercados, nesse processo de hidrogenação é criada a gordura trans, um anti nutriente.
Por isso, é preferível o uso da banha de porco, assim como nossos antepassados utilizavam. A gordura saturada além de não ser prejudicial nutre o corpo. Obviamente, em quantidades moderadas, banha de porco não faz mal a saúde.
Manteiga
Da mesma forma que aconteceu com a banha de porco, a manteiga foi apontada como prejudicial a saúde e em seu lugar, introduziram a margarina. A margarina é composta por óleos vegetais poli insaturados. Como disse acima, os óleos vegetais inflamam as células do corpo e devem ser evitados.
Os diabéticos possuem em algum grau maior ou menor inflamações no corpo, o problema do consumo desses óleos vegetais reside no fato de que inflamam ainda mais, por isso devem ser evitados por todos, principalmente por que tem diabetes.
A manteiga de leite é um excelente alimento e deve ser preferido à margarina para fritar ou em pratos.
Ômega 3
O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada. Os principais benefícios do ômega 3 são a proteção da saúde cardiovascular e cerebral. Os ácidos graxos mais importantes presente no ômega 3 são o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Esses ácidos graxos são considerados essenciais pois nosso organismo não os produz.
O ômega 3 pode ser encontrado em peixe de águas profundas como o salmão. É uma excelente forma de se obter esse nutriente. Porém é preciso estar atento a origem do peixe. Outra forma de consegui-lo e talvez a mais indicada é através da suplementação.
Azeite de Oliva
É um alimento que ajuda no tratamento do diabetes. Por ser rico em ácido oleico (ômega 9) ele traz saciedade e nutrição para o seu corpo, ajudando a manter os níveis de glicose baixo e a perder peso.
Recentemente, diversas marcas de azeite de oliva foram reprovadas em testes, o conteúdo não era azeite de oliva. Uma dica que quero deixar a você é que o azeite de oliva deve estar em uma embalagem de vidro (pois a embalagem de metal o contamina) e o vidro deve ser escuro (pois oxida com luminosidade). Outra coisa, esteja atento ao que está consumindo, muitos azeites contém óleos vegetais em sua composição.
Como Aliar Alimentação e Controlar o Diabetes
Para mais informações sobre alimentação estratégica como aliada no combate a diabetes, está acontecendo um treinamento gratuito sobre o assunto. Você entenderá detalhadamente como controlar o diabetes, melhorar a sua saúde e reduzir o gasto com medicamentos, faça sua inscrição!