Dieta HCG: Guia Completo - Fases, Funcionamento e Riscos

Ideias que Emagrecem

Informações para emagrecer de vez!

Guia Completo Sobre a Dieta HCG

dieta hcg

Nesse artigo explicarei o que é a dieta HCG, suas fases e como ela funciona. Chegando ao final da leitura você possuirá as informações necessárias para iniciar uma dieta e finalmente perder o peso desejado.

dieta hcg emagrecer

Com um cenário alarmante onde mais da metade da população está acima do peso, não é de se espantar que dietas que prometem um emagrecimento rápido acabem ganhando notoriedade.

A dieta HCG é um programa de emagrecimento que promete perda de peso de maneira rápida, em um curto espaço de tempo. O HCG ou hormônio gonadotrofina coriônica humana, é um hormônio natural encontrado em mulheres grávidas e lactantes.

Esse hormônio permite que o feto tenha contato com a gordura armazenada pela mãe. Em teoria, a ação principal do hormônio HCG é auxiliar o metabolismo das gorduras armazenadas no corpo. Essas gorduras armazenadas são utilizadas para o consumo de energia, o que resulta em perda de peso.

Este conceito foi descoberto pelo dr. Albert Simeons durante a realização de um estudo sobre meninos com problemas na glândula pituitária. Mais tarde, ele descobriu que o efeito colateral do tratamento deixou os meninos com menos apetite, o que resultou na perda de peso. Este conceito foi popularizado mais tarde por Kevin Trudeau através de seu livro “The Weight Loss Cure They Don’t Want You to Know“.

A dieta HCG ganhou adeptos devido aos relatos favoráveis a seu respeito, onde comumente diziam ser a mais eficaz e segura, porém, existem uma divergência entre os especialistas, tornando a dieta HCG um assunto controverso.

Dieta HCG Funciona?

dieta hcg funciona

Muitas pessoas quando descobrem a dieta HCG se interessam imediatamente, atraídas pelas promessas de emagrecimento rápido.

Então surge a pergunta, a dieta HCG é segura? Funciona?

Com tudo que você leu até agora, você deve estar imaginando que sim. Bem, não é por aí. A curto prazo, sim, ela funciona. Mas experimente deixar seu corpo por um longo período de tempo com acesso restrito a calorias, rapidamente ele se adapta e a cada dia seguir a dieta tende a ser mais difícil.

Embora as pesquisas do Dr. Simeons tenham recebido notoriedade na época, além de publicações em revistas científicas de renome, seus colegas nunca estiveram realmente convencidos ou compartilhavam de sua visão sobre a segurança e eficácia da dieta HCG.

A principal razão é que não há evidencias científicas que comprove a atuação do HCG na redução do apetite ou que o mesmo mobilize os estoques de gordura corporal.
A análise realizada em mais de 20 estudos para avaliar a atuação do HCG no emagrecimento chegou as seguintes conclusões:

  • Não existe evidência científica que comprove a eficácia da gonadotrofina coriônica no emagrecimento;
  • O hormônio não atua na redistribuição da gordura corporal;
  • O HCG aparentemente não diminui o apetite e não deixa o paciente com mais saciedade.
  • Para os pesquisadores, os resultados da dieta HCG são causado devido à baixíssima ingestão de calorias sugerida pelo Dr. Simeons, e de maneira alguma relacionada a atuação do hormônio que, segundo os pesquisadores, cria um efeito placebo.

Segundo esses especialistas, a melhor maneira de emagrecer está muito distante de um cenário restritivo, está mais relacionada a qualidade das calorias ingeridas, desintoxicação celular e um plano de dieta adequado.

dieta hcg funciona

Riscos da Dieta HCG

Existem alguns riscos associados a dieta HCG e devem ser levados em consideração se mesmo depois de todas as informações acima, você ainda deseja seguir com ela.

Qualquer pessoa que já fez dietas restritivas sabe o que é isso. Ninguém consegue ficar em um cenário restritivo por muito tempo. Em algum momento sentiremos a necessidade de nutrientes, e recuperaremos o peso perdido.

Após um longo tempo mal nutrido o corpo reduz o metabolismo e dificulta a queima de gordura. É devido ao efeito sanfona que vemos tantas pessoas frustradas após  inicialmente conseguirem perder peso. Recuperar o peso perdido acaba as deixando extremamente frustradas e a um passo de desistir de vez de ter um corpo saudável.

Dietas com severa limitação calórica são arriscadas e podem levar a diversos efeitos colaterais:

  • cálculos biliares
  • batimentos cardíacos irregulares
  • desequilíbrio dos eletrólitos
  • deficiências nutricionais
  • dores na cabeça e corpo
  • fadiga
  • queda de cabelo
  • alterações no humor
  • constipação
  • confusão mental
  • agitação
  • depressão
  • acúmulo de líquidos (edemas)
  • ginecomastia em homens
  • tromboembolismo (coágulos que bloqueiam o sangue)

Se acredita que vale a pena fazer a dieta HCG para emagrecer, não se esqueça que somente um médico pode prescrever o medicamento HCG para a execução da dieta.

Como funciona a dieta HCG

Depois de anos prescrevendo tratamento para perda de peso com base no protocolo dieta + HCG, o Dr. Simeons elaborou dois protocolos que diferem de acordo com o objetivo do paciente:

– Para quem precisa perder até 7 kg

  • De 125 a 500 UI/dia de HCG diariamente por 23 dias;
  • Alimentação muito calórica durante os dois dias iniciais da dieta;
  • Começar a dieta de 500 calorias por dia no terceiro dia de HCG e seguir por 26 dias;
  • Prazo de três semanas para readaptação alimentar.

– Para aqueles que desejam perder mais de 7 kg

  • HCG todos os dias durante 40 dias (excetuando-se o período menstrual);
  • Alimentação extremamente calórica nos dois primeiros dias da dieta;
  • Dieta de 500 kcal/dia após terceiro dia de HCG;
  • Seguir a dieta hipocalórica por 43 dias consecutivos;
  • Nas três semanas posteriores ao final da dieta, reintroduzir outros alimentos ao cardápio. No começo o mais indicado é optar por proteínas e gorduras saudáveis, limitando a ingestão de carboidratos;
  • Se o paciente perder mais de 17 kg antes dos 40 dias é aconselhável parar a dieta.

Do mesmo modo, quem quer perder mais de 17 kg precisa aguardar ao menos seis semanas antes de começar outro ciclo da dieta HCG.

Dieta HCG Passo a Passo

A dieta possui quatro fases que se seguidas rigorosamente prometem levar ao emagrecimento.

As instruções de cada fase não são muito difíceis de seguir, porém, a dieta é extremamente restritiva e nem todas as pessoas conseguem seguir a risca.

Antes de iniciar a dieta HCG é preciso fazer um exame médico completo. A primeira fase é a parte mais fácil da dieta, é também chamada de fase de carga, você pode comer o que quiser nos dois primeiros dias sem se sentir culpada.

A razão disso é que se faz necessário estar bem nutrido e com os depósitos de gordura dentro da normalidade. Alguns pontos a serem seguidos durante todas as fases:

1. Beba muita água.

A água desempenha um papel muito importante em nosso corpo. Você precisa manter-se hidratado durante a dieta HCG, beba pelo menos 2 litros de água diariamente. Isso também ajuda a desintoxicar o corpo.

2. Exercícios

Durante a fase de carga da dieta HCG ande pelo menos uma hora por dia. Dessa forma você estará preparando seu corpo para a fase rigorosa da dieta. Posteriormente, caso sinta-se disposta, tente realizar caminhadas leves sempre que possível.

3. Alimentos saudáveis.

Apesar de algumas fases não haver restrições e permitir o consumo de alimentos gordurosos, não é uma má ideia optar por alimentos saudáveis. Sempre evite carboidratos de baixo índice glicêmico e açúcares.

Fases da Dieta HCG

As informações a seguir são o básico sobre a dieta HCG. Antes de começar você deve ainda escolher de

hcg sublingual

HCG sublingual

que forma tomará o HCG. Existe o HCG sublingual, que você toma por via oral e as injeções de HCG.

Quem faz a dieta HCG costuma relatar que o método oral é o mais indicado, é mais fácil de tomar e mais barato que as injeções.

Então, seguem as fases da dieta.

Fase 1

A primeira fase do programa de dieta você pode ingerir o que quiser, especialmente alimentos ricos em gordura. Geralmente é onde se começa a tomar o hormônio.

Nesses dois dias você irá tomar o hormônio duas vezes, porem, a dieta não será restritiva.

Na verdade, a ideia é fazer o oposto: para deixar o organismo preparado para o período de restrição calórica que acontecerá adiante, é importante consumir alimentos altamente calóricos, como abacate, carnes, nozes, ovos, creme de leite, carne, coco, manteiga – evite os açúcares se possível.

O objetivo é nutrir as células adiposas com o máximo de ácidos graxos possível. A ideia é que supostamente o corpo receberá a informação que os estoques de gordura estão cheios e não armazenará mais nada.

Agora algo muito importante, não se esqueça de anotar o seu peso na manhã do primeiro dia, tirar medidas e fotos para poder comparar no final da dieta. Isso é válido para qualquer dieta.

Fase 2

Você deve ter uma meta de perda de peso. Essa fase geralmente dura entre 26 – 42 dias. Ao contrário da primeira fase, esta parte da dieta requer que o plano de refeições seja seguido rigorosamente.

A dieta HCG exige que você consuma aproximadamente 500 calorias por dia, sendo grande parte proveniente da proteína, o consumo de carboidratos é baixo. É nessa fase que muitas pessoas se complicam devida a ingestão de calorias extremamente baixa.

Pese-se diariamente na parte da manhã e consuma apenas os alimentos indicados sem ultrapassar as 500 calorias diárias.

Com o intuito de ajudar na eliminação das toxinas provenientes da oxidação das gorduras e também para estimular a saciedade, é muito importante tomar no mínimo 2 litros de água durante a segunda fase da dieta HCG.

Provavelmente será difícil fazer exercícios físicos nesse período devido a falta de energia ocasionada pela baixa ingestão calórica, mas caso sinta-se disposta, procure fazer caminhadas leves algumas vezes na semana.

Fase 3

Esta fase dura apenas 3 dias e começa logo depois que você atinge o peso desejado; ou então um período mínimo de 23 dias para quem precisa perder até 7 kg.
Tão logo termine a fase 2 você deverá interromper o uso do HCG, e continuar por mais três dias com a dieta restritiva de 500 calorias.
Esse período sem HCG serve para o corpo “voltar ao normal” e eliminar as altas doses do hormônio presentes na circulação.

A última fase da dieta é a manutenção do peso. Se você atingiu sua meta, tem agora mais opções de alimentos para consumir. Esteja sempre alerta sobre seu peso e evite oscilações.

A quarta fase seria repetir todo o processo caso não tenha atingido sua meta.

Perder peso nem sempre é fácil. Tenha sempre em mente os objetivos que você deseja alcançar e mantenha-se motivado e disciplinado. Esse é o caminho para perder peso em qualquer dieta.

Fase 4

Com duração de 21 dias, essa é a fase mais importante e a mais difícil da dieta HCG para muitas pessoas. Isso ocorre por diferentes razões.

Depois do período de ingestão mínima de calorias, o corpo está em um estado de privação e está passa a absorver tudo o que ingerimos, as células imploram por energia de rápida absorção (carboidratos e açúcares) e após um período de restrições o desejo de recompensa é mais forte do que nunca.

Resumindo: após 23 ou mais dias restrito a 500 calorias e quase zero açúcar, o desejo de se “premiar” por ter alcançado o emagrecimento desejado e comer tudo o que estiver na frente pode colocar a perder todo o esforço de semanas. É nesse momento que ocorre o temido e famoso efeito sanfona, o paciente recupera todo o peso perdido nas fases anteriores.

Para não deixar isso acontecer é preciso aumentar gradativamente a ingestão calórica, além de manter o foco nas proteínas e gorduras. Evite ao máximo vegetais ricos em amido (batata doce, mandioca, etc), massas e doces em geral. Reforçando: zero açúcar ou carboidratos na fase de estabilização.

Não há quantidade de calorias determinada para esta fase, o organismo está buscando restabelecer o equilíbrio e voltar o metabolismo ao estado normal. Procure ficar na faixa de 1.200 a 1.500 calorias diárias, tenha bem claro que o principal nessa fasse é manter e não perder peso.

Se começar a ganhar peso, revise sua dieta e e modifique o cardápio para não ser vítima do efeito sanfona e recuperar em poucos dias os quilos que perdeu com tanto sofrimento.

alternativas a dieta hcg

Alternativas a Dieta HCG

De acordo com especialistas, estudos confirmam que não a evidência sobre a eficácia da dieta. A dieta HCG não é o melhor método de emagrecimento. Além de não ter sido comprovada cientificamente, os riscos para saúde são relativamente altos.

Ao contrário do que a maioria pensa, felizmente dieta NÃO é sinônimo de passar fome. Então qual a solução para quem quer emagrecer?

A solução definitiva consiste em seguir um protocolo de emagrecimento adequado. Você precisa reajustar o seu metabolismo que está lento devido aos anos de alimentação inadequada e desinflamar as células do corpo que são um dos principais fatores que te impedem de perder peso, acredite, a culpa não é sua.

Um protocolo que tem feito muito sucesso é a Dieta de 21 Dias. O protocolo ajuda a perder peso e gordura corporal mais rapidamente do que qualquer outro método, além de ser 100% natural. Muitas pessoas tem relatado o incrível poder desse protocolo como você pode conferir nos depoimentos abaixo:

depoimento dieta 21 dias

Vídeos Sobre a Dieta HCG

Reportagem de um jornal nacional comentando sobre a dieta hcg e os riscos a saúde:

    • Rosangela
    • 11/11/2017

    Boa tarde ! Estou na segunda semana da dieta hcg; gostaria de saber quando eu terminar o tratamento em 2 semanas o que devo fazer ?

    • Vanessa
    • 01/11/2017

    Alguém pode dizer qual é melhor para emagrecer HCG ou Saxenda?

    • Alexandre
    • 16/10/2017

    Quem toma remedio prs pressao pode

      • Ideias Que Emagrecem
      • 16/10/2017

      O ideal é consultar o seu médico.

    • rafael souza
    • 15/10/2017

    Até hoje não comecei a tomaro HCG pois não sei como utilizar o produto.

    • Viviane Costa
    • 06/09/2017

    O que vc comia..na dieta 500 calorias?

      • Adenoura
      • 14/10/2017

      Comprei estou esperando chegar. Aguardo os resultados em breve se deus quiser

    • camila
    • 30/08/2017

    nao pode tomar pq o hcg é hormonio vc tem que dar uma pausa enquanto estiver na dieta.

    • camila
    • 30/08/2017

    quem tomou o hcg ingeriu 250ui ou 500 ui

    • sandra
    • 25/08/2017

    Onde posso comprar esse HCG com segurança, tem algum site que possa me indicar, e onde consigo a dieta que tem que seguir direitinho

    • Camila
    • 24/08/2017

    Boa noite…se possível entre em contato.
    Estou fazendo a dieta e estou no 23 dia, mas só eliminei 5.0.
    O que será que houve?

    • Francine
    • 24/08/2017

    Hoje faz 11 dias q estou fazendo a dieta HCG , já eliminei 5 quilos , estou feliz ,mas meu médico disse q eu poderia ter eliminado mais ! Não vou desistir ! Queria saber q torrada pode incluir na dieta ? Bjs

    • Angela
    • 23/08/2017

    Oi. Comprei hj, qtas gotas devo tomar? Quantas vezes ao dia? Obrigada

    • Angel
    • 23/08/2017

    Eu comprei, acabou de chegar. Mas qts gotas eu tomo do sublingual? Qtas x ao dia? Estou ansiosa para começar.

      • Shelly
      • 07/11/2017

      Onde conseguiu comprar?

      • Marcondes Magalhães
      • 15/10/2017

      Fiz essa dieta em duas fases, tomava 13 gotas 20 a 30 minutos antes de cada refeição e comecei com 141 kg e após a segunda fase estava com 108 kg. Mudou muitos conceitos meus, mas recomendo acompanhamento psicológico e de uma nutricionista, para descobrir o que motiva você a comer, para que use isso após o término da dieta. No meu caso foram 24 kg perdidos na primeira fase e 10 na segunda. A minha esposa fez e não perdeu tanto, ela perdeu apenas 17 kg.

    • Cibele
    • 18/08/2017

    Como faço para comprar o hcg sublingual?

    • Marcela Lima Salvador
    • 11/08/2017

    Oi eu comprei o hcg ainda ñ tomei mas o meu é em pílula funciona do mesmo jeito que o em gotas?

    • Gabriela Silva
    • 09/08/2017

    Olá, tentei todo tipo de dieta e fazia também academia e não consegui chegar ao peso desejado, é difícil ! Só quem sabe é quem carrega essa gordura.
    Estava com 101.5kg , hoje estou com 68kg , e vou fazer o 3 protocolo do HCG 1234 minha meta é chegar aos 54kg.
    Estou muito feliz para quem quer comprar :www.prolinesuplementos.com

    • Carolina
    • 03/06/2017

    Eu fiz a dieta perdi 18k em 40 dias .muito satisfeita

      • teca
      • 27/06/2017

      boa tarde eu também fiz 23 dias perdi 14kg adorei e recomendo
      e sem efeito sanfona.

      • Renata
      • 23/06/2017

      Bom dia, qual hcg vc tomou e a quantidade dele por dia.

      • Tamara
      • 13/06/2017

      Carolina… eu comecei a minha essa semana… e minha meta é exatamente o q vc conseguiu.
      Alguma dica?
      Eu estou com algumas duvidas… o suco de limao pela manhã, é 1 limão? posso usar sal normalmente na carne e salada?
      Por favor me responda no e-mail.

      • helena
      • 07/06/2017

      Boa noite, carolina
      Gostaria de saber se tiveste acompanhamento medico…
      Estou com dificuldade em encontrar a especialidade para me ajudar a fazer esta dieta e a passar as receitas para poder comprar o hcg…

    • Samanta
    • 30/05/2017

    Posso continuar tomando meu anticoncepcional ?

    • Alessandra
    • 25/05/2017

    Oii
    Na materia diz que quem tem ovario policisticos nao devem tomar o HCG. Mas caso a pessoa toma quais são os efeitos colaterais que a pessoa possa vir a ter?

    • Alessandra
    • 25/05/2017

    Oii…É vdd que quem tem ovarios policisticos nao pode tomar? E se tomar o que acontece devido a isso ( efeitos colaterais)

    • Gi
    • 24/05/2017

    Estou fazendo uso de cloridrato de Centralina, posso usar o HCG sublingual?

    • HARLEI MIGUEL dos santos
    • 23/05/2017

    Eu gostaria de saber se o HCG que tem somente 1 ml e contém 5000 ui tem algum problema para dividir em 40 dias de aplicação e se eu posso tomar 250 uns por dia ?

    • Cecília
    • 03/05/2017

    O hormônio tira a fome?

      • Aline
      • 16/05/2017

      Eu estou tomando o HCG a 6 dias (comecei dia 10/05/17). Quando comecei, estava com 86,7 kilos. Hoje estou com 81,1 kilos. É algo surreal de tão bom. Eu tomo o HCG junto com mais 2 remédios manipulados que o médico me passou. A fome SOME, eu só como por obrigação e pra não ficar fraca. Mas cada um é cada um, estou falando de MIM. As vezes eu fico enjoada de comer só carne e salada e três tipos de fruta apenas. No meu cardápio passado pelo médico, consta apenas maçã, pera e morango. Estou doida pra essa fase passar logo e poder ver resultados ainda melhores. Depois que acabar, pretendo começar a fazer caminhada todos os dias e/ou alguma aula de dança para não adquirir meus kilos novamente. Espero ter ajudado. 🙂

        • Beth
        • 02/11/2017

        Oi, quantos ui de hcg vc aplica por dia?

        • Nivia
        • 18/05/2017

        Aline,em qual medico vc foi? por favor me indica,pq tentei tomar o hcg mais consegui pq senti fome demais. mais so tomei o hch puro, sem outro remedio.

      • Ideias Que Emagrecem
      • 04/05/2017

      Algumas pessoas relatam que sim, outras que não.

    • Nice
    • 26/04/2017

    Qualquer idade pode fazer essa dieta do hcg. minha filha fez e ficou Lunda emagreceu 10 kg. Como tenho 61 anos gostaria de saber se tem contra indicação

      • Ideias Que Emagrecem
      • 27/04/2017

      É bom consultar um médico e fazer exames, só ele poderá te dizer se você está apta a realizar a dieta. Porém, a dieta HCG é muito restritiva e infelizmente muitas pessoas que fazem acabam ganhando o peso novamente. O mais importante em qualquer dieta é a mudança nos hábitos alimentares.

    • Valmira
    • 18/04/2017

    Dúvida cruel, quero tentar, mais estou com muito medo. Fiz os exames, o endocrinologista receitou, o problema é que sou indisciplinada. E odeio Química, medicamentos.

      • Ideias Que Emagrecem
      • 19/04/2017

      Existem outras alternativas Valmira, como esse programa de emagrecimento, que inclusive é mais recomendado do que tomar medicamento.

    • Emilene
    • 18/04/2017

    Eu vou arriscar. Já tentei diversas vezes só fazendo atividade física e alimentaçao saudável, mas sem sucesso. Essa dieta pode ser apenas um ponta pé inicial, é claro que para manutenção é preciso continuar com boa alimentação e exercícios. Tenho ciência disso mas preciso de algo para estimular o resultado no início, pois só quem está na situação sabe como é difícil.

      • Ideias Que Emagrecem
      • 18/04/2017

      Boa Emilene!!! Força, você consegue!!!!

    • LUCIA
    • 03/04/2017

    Como faço para adquirir esse HCG?

      • Ideias Que Emagrecem
      • 05/04/2017

      Em algumas farmácias você acha, na internet tem. Mas para emagrecer, não é a melhor opção, apesar de realmente funcionar. Para a maioria das pessoas os resultados não são permanentes, visto que não houve reeducação alimentar, apenas restrição calórica. Quando voltam a comer normalmente o peso perdido é ganho novamente. Aqui você tem mais informações sobre como perder peso da maneira correta: http://ideiasqueemagrecem.com.br/como-emagrecer-com-saude/

    • Julia
    • 02/04/2017

    Trabalho com hcg e estão em promoção!

      • suzana subtil
      • 19/10/2017

      Bom dia Julia
      gostaria de saber como faço adquirir o hcg

      • Gil
      • 16/05/2017

      Qual vende? Manda ai gilvanetecastro.gc@gmail.com

      • Andresa
      • 17/04/2017

      Valor?

    • Adriano
    • 01/02/2017

    Qual melhor hcg sublingual é melhor?

      • Ideias Que Emagrecem
      • 01/02/2017

      sim, mais fácil também.

    • Priscila
    • 23/01/2017

    Quais os alimentos que poderão ser injeridos durante a dieta

      • Ideias Que Emagrecem
      • 24/01/2017

      Carnes magras de preferência, frutas e verduras. Torradas podem ser consumidas também, além de chás e café a vontade (somente adoçados com stevia).

    • Fernanda
    • 23/01/2017

    Olá! Estou no 22° dia da dieta fase 2, e os resultados são fantásticos. Estava pesando 68,8 e hoje me pesei e estou com 61,7. Foi a única dieta que funcionou pra mim, e o melhor que ela costuma preservar a massa magra, então você emagrece e fica com um corpo bonito. A dieta é bem rígida, muito restritiva, então aconselho a fazer somente quem tem muita determinação.

      • Renata
      • 16/02/2017

      Fernanda, esse hormônio tira a fome?

      • Ideias Que Emagrecem
      • 23/01/2017

      Obrigada pelo depoimento Fernanda!

    • Vivi
    • 29/11/2016

    Oi me ajude c uma informação quem toma rivoltril pode fazer esta dieta

      • Ideias Que Emagrecem
      • 29/11/2016

      Oi Vivi! Então, em restrição calórica cada organismo se comporta de uma maneira diferente. O melhor é consultar o seu médico. Uma opção melhor seria um programa de emagrecimento saudável, como esse: Código Emagrecer de Vez

Comments are closed.