diabetes

Causas e Sintomas de Diabetes Gestacional - Como Tratar e Controlar

É comum a diabetes gestacional se desenvolver próximo ao 3º trimestre da gestação e desaparecer após o parto. Geralmente os sintomas da diabetes gestacional não são percebidos pela mulher, algumas delas relatam que sentiam sede frequentemente e a visão ficava turva.

O tratamento pode ser realizado utilizando remédios como a insulina ou hipoglicemiantes orais e uma dieta apropriada.

diabetes gestacional

A diabetes mellitus gestacional é curável se o tratamento é adequado e orientado por um médico especialista em diabetes. É importante que o tratamento seja seguido a risca pela paciente.

No entanto, por ter sido portadora da diabetes durante a gravidez, o risco da mulher vir a ter o diabetes mellitus tipo 2 no futuro é maior. Não há um tempo definido, pode reaparecer nos próximos 10 a 20 anos ou caso passe por outra gestação.

Riscos para o bebê

Quando a gestante obtém o diagnóstico da diabetes gestacional, deve necessariamente seguir a recomendação do médico no que diz respeito ao ao tratamento prescrito. Tanto a gestante, quanto o nascituro correm sérios riscos. No bebê, aumentam os riscos em relação:

  • Excesso de peso no nascimento;
  • Nacimento prematuro;
  • Adquirir a síndrome do desconforto respiratório;
  • Hipoglicemia após o nascimento;
  • Diabetes tipo 2 posterior o nascimento;
  • Se não tratada a diabetes gestacional pode levar o bebê ao óbito antes ou após seu nascimento.

Valores de referência

A glicemia de jejum é exame que detecta se a gestante está com diabetes mellitus gestacional. O exame mede o nível de açúcar no sangue naquele instante e servirá para monitorar e acompanhar o tratamento da diabetes gestacional.

O diagnóstico de diabetes gestacional é obtido analisando os valores de referência. Os valores de referência ficam entre 65 a 92 mg/dL (miligramas de glicose por decilitro de sangue).

A análise dos resultados e posterior diagnóstico é realizada da seguinte forma:

  • Resultados entre 92 mg/dL e 100 mg/dL – é considerado anormal, pois estão próximos do limite e sua repetição deve acontecer em outra ocasião;
  • Valores acima de 100 mg/dL – é bastante suspeito um resultado tão alto, mas é preciso repeti-lo em outra ocasião para descartar ou confirmar o diagnóstico.

O exame de glicemia de jejum é realizado para confirmar os resultados da curva glicêmica e para o acompanhamento dos níveis de glicose presente no sangue após uma refeição ou durante um dia.

Sintomas de Diabetes Gestacional

sintomas de diabetes gestacional

Os sintomas da diabetes gestacional são complicados de serem identificados já que a gestante comumente sofre diversas alterações devidas a gravidez e que são semelhantes como:

  • Maior sede e fome;
  • Ganho excessivo de peso;
  • Vontade constante de urinar;
  • Extremo cansaço;
  • Visão turva;
  • Inchaço em pernas e pés;
  • Pode ocorrer cistite ou candidíase frequentemente.

Esses sintomas iniciais de pré-diabetes na gravidez são comuns no decorrer a gestação e por esse motivo o médico deve solicitar o exame de glicose no mínimo três vezes durante a gravidez. Geralmente o primeiro exame é feito na vigésima semana.

Para realizar o diagnóstico o médico solicita o exame de glicemia de jejum, que não pode ultrapassar os 85 mg/dL, e outro exame da curva glicêmica na vigésima segunda semana de gravidez.

Caso a diabetes na gravidez seja diagnosticada, a gestante precisa ser submetida necessariamente ao controle glicêmico em intervalos breves e frequentes.

Tratamento

Caso o quadro da diabetes gestacional seja grave, os níveis de açúcar presente no sangue é bem superior ao normal. O indicado a se fazer a princípio é administrar insulina ou hipoglicemiantes orais para que o nível de açúcar seja mantido em níveis aceitáveis. Outro ponto importante é o controle da alimentação para a manutenção da saúde, no link acima você encontrará os melhores alimentos para diabéticos.

Diabetes Nunca Mais!

Receba gratuitamente no Facebook o mini-curso que livrará você da diabetes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Causas e Sintomas de Diabetes Gestacional – Como Tratar e Controlar
É comum a diabetes gestacional se desenvolver próximo ao 3º
Causas e Sintomas da Diabetes Emocional
A medicina já reconheceu o fator emocional como gatilho da
Tratamento e Sintomas do Diabetes Mellitus
A diabetes mellitus é uma doença causada pelo excesso de glicose no

Pin It on Pinterest

Share This