diabetes

Causas e Sintomas da Diabetes Emocional

A medicina já reconheceu o fator emocional como gatilho da doença, estudos indicam a relação entre o estresse e a diabetes emocional.

Para uma pessoa estar saudável é preciso que o seu lado emocional também esteja. Atualmente sabemos que um emocional abalado é um fator que pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças, inclusive piorar o quadro das existentes.

Em se tratando da diabetes, não é diferente, o fator emocional pode influenciar negativamente seu desenvolvimento.

sintomas diabete emocional

A Diabetes Emocional Existe?

Como um tipo de diabetes a resposta é não, no entanto, o fator emocional indiretamente pode acionar o desenvolvimento da doença. A diabetes ocorre exclusivamente pelos altos níveis de açúcar no sangue, onde o excesso é comprovado via exames.

A doença pode, sim, ser desenvolvida devido ao emocional abalado. Resumindo: o emocional não é o fator gerador da doença, mas pode atuar como um gatilho em pessoas predispostas a desenvolvê-la.

Há relato de pacientes que adquiriram a doença depois de um caso de síndrome do pânico. Esse evento é conhecido como diabetes emocional, apesar de não ser o fator gerador da doença.

Relação Entre o Emocional e o Desenvolvimento da Diabetes

Existem três casos em que se torna possível o aumento das taxas de açúcar no sangue: quando o total de insulina no sangue é insuficiente, quando o pâncreas não produz insulina ou em casos onde o corpo não consegue absorver a insulina produzida.

Em situações de estresse, o organismo libera hormônios na qual a ação é oposta à ação da insulina, como o cortisol e a adrenalina. Sendo assim, a diabetes emocional pode acontecer indiretamente devido ao estresse crônico, que em diversos casos conduz a pessoa a obesidade, um fator conhecido por aumentar o risco de desenvolver diabetes.

sintomas da diabetes emocional

Sintomas da Diabetes Emocional

O emocional pode atuar de duas maneiras no desenvolvimento da diabetes. Na primeira, a diabetes ocorre após um trauma repentino, como o falecimento de alguém querido ou a demissão do trabalho. Porém, a medicina crê que nessas situações a insulina produzida pelo corpo já apresentava insuficiência, o paciente apresentava pré disposição e desenvolveria a doença cedo ou tarde.

Na segunda forma, o fator que desencadeia a doença é um estresse crônico e prolongado. Esta situação ocorre com pessoas submetidas constantemente ao estresse, o que ajuda para que a doença apareça em pessoas dentro do grupo de risco.

Entre os sintomas comuns do estresse crônico que leva a diabetes emocional, podemos citar:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • doença cardiovascular;
  • desânimo;
  • ganho de peso;
  • insônia e privação de sono.

É importante destacar que o diabético, por si só, tem risco mais alto de desenvolver depressão. Existem diversas explicações possíveis para essa conexão, tais como:

  • dores frequente devido a neuropatia diabética;
  • estilo de vida interrompido pela doença;
  • histórico familiar de doença mental;
  • problemas na tireoide;
  • sentimento de solidão devido a doença.

Como Prevenir a Diabetes Emocional

Além de tomar os devidos cuidados com o corpo, alimentação adequada e a prática frequente de exercícios físicos, é extremamente importante o cuidado com o lado emocional, procurando maneiras de aliviar o estresse e gerenciar os traumas psicológicos.

Lembrando que o fator emocional pode desencadear diversas doenças, portanto, é importante estar bem emocionalmente para evitar qualquer doença.

Como Controlar o Diabetes Emocional

como controlar diabetes emocional

Assim como a diabetes mellitus, a diabetes emocional pode ser controlada naturalmente sem o uso de medicamentos. O maior problema que os portadores do diabetes enfrentam atualmente é a falta de conhecimento de médicos e nutricionistas sobre o tema. O Brasil ainda está atrasado com relação aos estudos realizados no exterior.

Mas não se desespere, existem profissionais competentes e que estão atentos a toda produção científica internacional, trabalham para mudar o cenário nacional e fazer com que a informação correta chegue para o maior número possível de pessoas.

Aqui no blog acompanhamos o trabalho do Dr. Rocha, médico especialista em diabetes e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Ele abriu inscrições para um treinamento gratuito sobre diabetes onde passa informações valiosas de como controlar e reverter a doença.

Diabetes Nunca Mais!

Receba gratuitamente no Facebook o mini-curso que livrará você da diabetes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Causas e Sintomas de Diabetes Gestacional – Como Tratar e Controlar
É comum a diabetes gestacional se desenvolver próximo ao 3º
Causas e Sintomas da Diabetes Emocional
A medicina já reconheceu o fator emocional como gatilho da
Tratamento e Sintomas do Diabetes Mellitus
A diabetes mellitus é uma doença causada pelo excesso de glicose no

Pin It on Pinterest

Share This