Fígado Gorduroso e Diabetes | Ideias Que Emagrecem

Ideias que Emagrecem

Informações para emagrecer de vez!

Fígado Gorduroso e Diabetes

O fígado gorduroso ou esteatose hepática é causado por uma inflamação no fígado.

Em diabéticos, o fato de não haver cuidados adequados com a alimentação principalmente devido ao consumo de alimentos a base de trigo, lights e açúcar, inflamam o corpo e por consequência o fígado.

Essa inflamação se dá devido a resistência que o diabético tem a produção de insulina. A glicose que fica solta no sangue acaba por causar a inflamação e todos os problemas associados a diabetes como cegueira, impotência sexual, pé diabético, entre outros.

O consumo desses alimentos inadequados faz com que o fígado produza triglicerídeos, um tipo de gordura inflamatória produzida em decorrência da ingestão de alimentos a base de trigo, açúcar, gordura trans e alimentos lights. O aumento do triglicerídeos predispões a ocorrência de infartos e derrames, além dos já citados problemas decorrentes da diabetes.

trigo faz mal fígado gorduroso

Portanto, você deve estar atento ao consumo de alimentos que elevam a glicemia em seu corpo. Esse alimentos farão com que o corpo produza mais triglicerídeos que por fim levarão ao fígado gorduroso.

A Verdade Sobre o Fígado Gorduroso

Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, não são todas as gorduras que fazem mal ao fígado. Isso é um mito. As gorduras que fazem mal são as trans e as de origem vegetal (óleo de girassol, canola, etc.).

Por outro lado, existem gorduras saudáveis que atuam desinflamando o corpo. São gorduras saudáveis as presentes em alimentos de origem animal, como carnes vermelhas, no ovo e na manteiga. O azeite de oliva, óleo de coco e as nozes também são excelentes fontes de gordura. Essas são algumas das gorduras boas que devem fazer parte de uma dieta para diabéticos. Nesse artigo você encontra uma lista de alimentos para diabéticos.

Resumindo: gorduras saudáveis não causam fígado gorduroso, o que causa  fígado gorduroso são alimentos a base de trigo, açúcar, alimentos lights e industrializados e margarinas.

Como Tratar o Fígado Gorduroso?

A solução para esse problema é a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico, principalmente proteínas de alto valor biológico como o ovo. Você pode pensar “ah, mas o ovo é gorduroso”, sim, porém a gordura presente no ovo é boa para o nosso organismo e não inflama o corpo, muito pelo contrário, ajudam a desinflamar e a nutrir nossas células.

Como Hipócrates, o pai da medicina disse, “faça da sua alimentação o seu maior remédio”. Adotando uma alimentação inteligente você conseguirá aos poucos reduzir a quantidade de medicamento que você precisa ingerir diariamente. Aqui no blog você encontra um guia prático para controlar a diabetes onde você aprenderá como proceder.