Ideias que Emagrecem

Informações para emagrecer de vez!

Farinha de Maracujá e Diabetes

Com o intuito de ajudar pacientes de diabetes a controlar o nível de açúcar no sangue, diversas substâncias naturais tem sido testadas. Uma das substâncias que está sendo pesquisada é a farinha de maracujá, produzida a partir da casca do maracujá.

O benefício da farinha de maracujá em pacientes com diabetes pode estar relacionada a presença de pectina. A pectina é uma fibra solúvel que tem demonstrado melhorar os níveis de glicose no sangue em pacientes diabéticos. Ela forma uma substância semelhante a um gel no estomago e dá uma sensação de saciedade precoce. A substância ainda atrasa a absorção de carboidratos. A pectina ainda aumenta a excreção do colesterol, reduzindo assim os seus níveis.

Em um artigo publicado recentemente na revista Nutrition, os pesquisadores estudaram a capacidade da farinha de maracujá na redução da resistência a insulina. Os pacientes diabéticos são na maioria das vezes parcialmente resistentes a ação da insulina, portanto, exigem grandes quantidades de insulina para controlar a glicemia no sangue. Qualquer medicação que possa reduzir a resistência a insulina pode ajudar a controlar o açúcar no sangue em pacientes com diabetes.

O estudo foi realizado com 43 pacientes com diabetes entre as idades de 57 e 73 anos. Alguns pacientes abandonaram o estudo devido ao sabor forte da farinha e o desconforto abdominal causado por ela. Todos, exceto um paciente, estavam tomando medicamentos para o controle da diabetes.

O estudo foi realizado em três etapas. Na primeira etapa, a glicemia em jejum foi anotada durante três meses com os pacientes tomando suas respectivas medicações. Na segunda etapa, as medições foram tiradas imediatamente antes da administração da farinha de maracujá e 30 e 60 dias após a introdução da farinha de maracujá na dieta. Na terceira etapa os testes de glicose no sangue foram novamente medidos 3 meses após o início do consumo da farinha.

farinha de maracujá

O Estudo Sobre a Farinha de Maracujá

Os pacientes receberam sacos com 30 gramas de farinha de maracujá semanalmente, pra ser consumido em conjunto com outros alimentos. Eles também foram instruídos a beber no mínimo 2 litros de água diariamente. Essa recomendação é para prevenir a constipação intestinal devido ao teor de pectina da farinha.

O estudo utilizou o modelo HOMA (Homeostasis Model Assessment) para avaiar a resistência a insulina.

Os pesquisadores descobriram que o peso corporal não se alterou significativamente nos paciente após a ingestão da farinha de maracujá. O motivo foi possivelmente devido ao curto período de tempo do estudo.

O estudo encontrou uma redução significativa nos níveis de glicose em jejum nos 30 e 60 dias após a ingestão da farinha da casca de maracujá. Os valores HbA1c foram reduzidos em 60 dias de tratamento.

O estudo também constatou uma diminuição aparente na resistência a insulina após o tratamento com a farinha de maracujá.

Este estudo sugere que a farinha, rica em pectina, pode ter um efeito favorável em pacientes com diabetes. O efeito o ocorre devido a redução da resistência a insulina e pode ser usada para ajudar no tratamento. Isto poderia reduzir a ocorrência dos sintomas comuns a diabetes como pressão alta, cegueira, pé diabético, etc. Porém, a alimentação ainda é o principal fator para o controle da diabetes. Existem alimentos que são indicados em uma dieta para diabéticos, aqui você encontra uma lista desses alimentos.

Como Integrar a Farinha de Maracujá na Dieta?

A farinha de maracujá pode ser introduzida na dieta na forma de suplemento para ajudar no controle da glicemia. Ela irá suplementar a sua dieta e não será a principal fonte para a sua melhora. Como mencionei acima, ajustar a alimentação é o primeiro passo.

A escolha dos alimentos adequados para compor uma dieta é fundamental para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida. Ao optar por melhores alimentos você se vê livre dos sintomas da diabetes e reduz a quantidade de medicamentos. Isso já é uma fato comprovado, a alimentação inteligente é o seu melhor remédio no combate a diabetes.

Opte pela maneira natural de controlar a diabetes, se informe mais sobre ela. Inclusive, no artigo existe uma matéria que foi ao ar na Rede Record muito interessante. A matéria é toda destinada ao funcionamento do tratamento e desmistifica muito do que foi dito até hoje sobre diabetes.

Um exemplo que irá te surpreender: alimentos integrais e lights são venenos para diabéticos. Mesmo assim nutricionistas e médicos insistem em recomendar o consumo dos mesmos.

Há muitas desinformações e mitos que rondam a diabetes e estamos aqui para ajudar você a conhecer a verdade.

Deixe um comentário